Brasil comemora Dia Internacional da Doação de Livros

Compartilhar           Orkut          

| 08/02/2013 - Atualizada em: sábado, 15 de outubro de 2016 7:28

Poucas pessoas sabem, mas dia 14 de fevereiro é o Dia Internacional da Doação de Livros. A data, que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura em crianças, jovens e adultos, ainda é pouco conhecida no Brasil, mas deve ganhar em breve um grande incentivo do Congresso Nacional. É que o senador Clésio Andrade (PMDB-MG) apresentou proposta que tem como objetivo isentar de tarifa postal o envio de livros doados a bibliotecas públicas de todo o país.

Apresentado em 2012, o Projeto de Lei do Senado (PLS 369) está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) à espera de relatório. Clésio Andrade afirma que apesar do número insuficiente de bibliotecas no país– 2,67 bibliotecas municipais por cem mil habitantes, segundo o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, de 2010 – a precariedade dos acervos é o principal empecilho para a formação de novos leitores.

De acordo com a proposta do senador mineiro, o interessado em doar livros vai ter apenas o trabalho de entregar o material a uma agência dos Correios e indicar, entre as instituições previamente cadastradas, a que será beneficiada pela doação. Clésio Andrade afirma ainda que espera que, com esse projeto, as bibliotecas públicas exerçam, de fato, seu papel de casa de cultura.

Compartilhar           Orkut