Enquete mostra apoio à redução da maioridade

Compartilhar           Orkut          

| 04/11/2011 - Atualizada em: segunda-feira, 17 de outubro de 2016 5:56


Pesquisa realizada pelo DataSenado mostrou que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do senador Clésio Andrade que estabelece a maioridade civil e penal aos dezesseis anos conta com grande apoio popular. Disponibilizada no site do Senado entre os dias 17 e 31 de outubro, a pesquisa mostrou que a PEC conta com a aprovação de 87,3% dos 4.109 internautas que responderam a enquete.

Clésio Andrade lembra que a PEC 83, que reduz de 18 para 16 anos a maioridade, tem como objetivo criar instrumentos para coibir a criminalidade, de um lado, assim como dar aos jovens o pleno exercício dos direitos civis.

"O jovem ao qual já é facultado o voto, até o poder de escolher o presidente da República ou o prefeito da sua cidade, vai poder assim exercer seus direitos civis na plenitude. Vai poder tirar carteira de motorista, arrumar emprego ou montar empresa, participar de sociedades, casar", disse Clésio Andrade.

O senador Clésio, também presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), vê ainda um amplo mercado de trabalho para os jovens habilitados a dirigir. “Há um potencial, hoje, de cerca de 40 mil vagas para motoristas com cada vez mais tecnologia embarcada. E os jovens têm mais familiaridade com a linguagem dos computadores do que os motoristas mais velhos”, disse.

Compartilhar           Orkut