Clésio Andrade ressalta programa da CNT para reduzir queimadas

Compartilhar           Orkut          

| 26/10/2011 - Atualizada em: terça-feira, 18 de outubro de 2016 4:08


Nesta terça-feira (26), durante audiência pública que debateu formas de combater os incêndios florestais, o senador Clésio Andrade, que preside a Confederação Nacional do Transporte (CNT), apresentou o programa “Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente”, lançado pela Confederação.

O programa tem como objetivo transformar o caminhoneiro em disseminador de boas práticas ambientais, envolvendo-o na luta pela conservação do meio ambiente. “O nosso programa busca conscientizar o motorista a telefonar quando passar pela rodovia e vir um incêndio. Geralmente, uma queimada dura 30 horas, mas com o aviso do ‘Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente’, reduzimos esse tempo para menos de 2 horas”, afirma Clésio Andrade.

Atualmente, a CNT já mobilizou mais de 50 mil caminhoneiros, porém a meta do senador mineiro é ousada. “Queremos atingir todos os caminhoneiros do país. Como temos essa preocupação com o meio ambiente em nossos cursos de formação e reciclagem, vamos prestar esse serviço à sociedade treinando os nossos caminhoneiros como amigos do meio ambiente."

A audiência pública reuniu as comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA); de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA) e a de Ciência e Tecnologia (CCT). Entre os convidados, estavam o professore Irving Foster Brown, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Serviços Ambientais da Amazônia; os professores Vânia Pivello e Leopoldo Coutinho, do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo (USP); e o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Dr. Bráulio Ferreira de Souza Dias.

Compartilhar           Orkut