Projeto de senador Clésio facilita doação de livros

Compartilhar           Orkut          

| 17/10/2012 - Atualizada em: terça-feira, 18 de outubro de 2016 18:04

O senador Clésio Andrade apresentou projeto de lei isentando de tarifa postal o envio de livros doados a bibliotecas públicas. Pela proposta do senador mineiro, todos os interessados em doar livros podem simplesmente entregá-los a uma agência dos correios, com a indicação da biblioteca destinatária da doação.

Em sua justificativa, Clésio Andrade ressalta a importância da leitura para a formação cultural e técnica dos brasileiros, assim como aponta o número insuficiente de bibliotecas no país – 2,67 bibliotecas municipais por cem mil habitantes, segundo o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, de 2010 – e a precariedade do acervo da maioria delas.

“ O objetivo do projeto é viabilizar as doações por  meio da isenção de tarifa postal, de forma que o doador possa,  simplesmente, encaminhar o material a uma agência dos Correios e indicar, entre as  instituições previamente cadastradas, a que será beneficiária”,  salientou Clésio Andrade.

Além do número reduzido de bibliotecas e da má distribuição desses equipamentos pelo território nacional, merece destaque a limitação de seus acervos. Em muitos casos, inauguram-se as instalações físicas de bibliotecas públicas sem que se disponha sequer de uma coleção para que a instituição exerça, de fato, seu papel de casa de cultura.



Compartilhar           Orkut