Senador Clésio Andrade recebe medalha por luta pelo Vale-Transporte

Compartilhar           Orkut          

| 28/08/2012 - Atualizada em: sábado, 8 de outubro de 2016 4:04

Foto: Luiz Renato Orphão

Nesta terça-feira (28), o senador Clésio Andrade recebeu a medalha do Mérito Precursor do Vale–Transporte, dada a todos aqueles que lutaram pela consolidação do benefício aos trabalhadores brasileiros. A honraria foi concedida na abertura do seminário nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos  NTU.

“É um reconhecimento muito importante para todos nós que naquela época tivemos a preocupação de criar um mecanismo para que não comprometesse a renda da população. Um instrumento social de grande importância que hoje atende um grande número de trabalhadores”, afirma o senador Clésio Andrade


Criação do Vale-Transporte

O senador Clésio Andrade, então líder sindical em Belo Horizonte, empenhou muitos de seus esforços para que o Congresso Nacional regulamentasse o vale-transporte no Brasil. Sensibilizado com os gastos excessivos dos trabalhadores no deslocamento até o trabalho, em época de alta inflação, mobilizou lideranças políticas, promoveu debates e convenceu os empresários de transporte urbano do impacto do benefício.

Assim, ainda na época em que presidia o Sindicato das Empresas de Transporte em Belo Horizonte, criou o vale-transporte. Aprovado pelos parlamentares, o novo sistema de pagamento passou a funcionar no dia 16 de dezembro de 1985 no Brasil, a partir da Lei nº 7.418. 

Compartilhar           Orkut