"Meu município, meu Brasil"

Compartilhar           Orkut          

| 04/05/2012 - Atualizada em: terça-feira, 18 de outubro de 2016 17:02

Criado com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, o Programa Jovem Senador chega à quinta edição. Os participantes são selecionados pelo concurso de redação do senado, que terá como tema "Meu município, meu Brasil". Podem participar todos os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade de 16 a 19 anos.

O concurso de redação terá 27 finalistas, um por unidade de Federação. Os representantes de cada estado estão, automaticamente, selecionados para participar do Programa Jovem Senador e terão a oportunidade de simular, durante três dias, a atuação dos Senadores, vivenciando o processo de elaboração das leis.

“É uma oportunidade muito especial para esses jovens. Conhecer o processo de elaboração das leis fica mais fácil aqui de perto. Vamos convocar todos estudantes mineiros para participarem do concurso. Ano passado, um estudante de Passos (MG) ganhou o concurso, vamos torcer pra manter esse título no nosso estado”, brincou o senador Clésio Andrade

Os finalistas são premiados com notebook, medalha, certificado e tem a redação publicada no livreto do concurso. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas, com computadores, publicações técnicas e multimídia produzidas pelo Senado, além de certificado de participação.

Todas as escolas relacionadas pelas Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal vão receber os kits para inscrever os alunos. Caso alguma escola ainda não tenha recebido, deve enviar e-mail para o endereço jovemsenador@senado.gov.br com todos os dados do colégio. As redações devem ser enviadas às Secretarias de Educação de cada estado até o dia 31 de agosto de 2012.

Compartilhar           Orkut