Clésio luta por TRF de Minas

Compartilhar           Orkut          

Cobranças do interesse de Minas | 23/03/2012 - Atualizada em: domingo, 16 de outubro de 2016 19:18

Responsável por mais de 40% dos processos julgados atualmente pelo TRF da 1ª Região em Brasília, Minas Gerais precisa de um tribunal com jurisdição exclusiva. É o que afirma o senador Clésio Andrade (PMDB-MG) na justificativa da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 65. A demanda já foi enviada ao Ministro da justiça, José Eduardo Cardozo , e a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

O TRF-1, que atende a 13 estados e ao Distrito Federal, está congestionado. Segundo o senador mineiro, porque atende a 80,65% do território nacional e a 37,18% da população brasileira, ou 69 milhões de pessoas. “A morosidade nos julgamento dos processos é um desestímulo para quem necessita recorrer à Justiça Federal em Minas Gerais. É recorrente o caso de falência de empresas em razão da lentidão no julgamento dos processos”, disse Clésio.

A demanda tem o apoio do grupo Pró-Minas da Dilma e é um dos principais pontos do documento Fortalecimento de Minas no Cenário Nacional. O documento, coordenado pelo Senador Clésio Andrade e com participação da bancada mineira de apoio ao governo Dilma, faz um diagnóstico sobre as principais necessidades do estado em relação a obras de infraestrutura e também sobre a recuperação do espaço político perdido no cenário nacional.

Compartilhar           Orkut