História​

Clésio Cidadão

Clésio Andrade teve sua veia política despertada depois de se dedicar à atividade sindical. Sua busca de eficiência e a capacidade de resolução de conflitos o levaram à presidência do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte. Sua lider​ança e persistência fizeram com que seus pares o chamassem, em seguida, a presidir a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários de Minas Gerais.

Foi aí que começou uma de suas grandes batalhas. A luta pela aprovação do VALE TRANSPORTE, como solução dos conflitos sociais gerados pela dificuldade de deslocamento dos trabalhadores, principalmente em uma época em que a inflação corroia o valor do salário antes do fim do mês.

Com o princípio de que o transporte deve ser custeado por todos os que dele se beneficiam foi desencadeada a luta vitorio​sa que trouxe tranqüilidade aos trabalhadores, empregadores e transportadores. Para viabilizar essa idéia e dar representação ​federal às empresas de transporte coletivo urbano, Clésio criou e presidiu a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

A liderança já mais amadurecida e determinação em busca de resultados, chamaram a atenção e o credenciaram a tornar-se presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), já tendo em vista outro grande desafio: criar o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que revolucionaram o atendimento médico, social e de ensino tecnológico e profissionalizante dos transportadores.

O empreendedor Clésio Andrade, que havia começado a vida profissional com apenas 11 anos, como cobrador do ônibus de seu pai, a essa altura já era um sólido empresário, depois de se formar – sem nunca deixar de trabalhar - em contabilidade, economia e administração. E havia expandido os negócios para o ensino e a agropecuária (e nesta, uma predileção pela cafeicultura).

A curiosidade pelo novo de Clésio Andrade, que o leva a se interessar pelos mais variados assuntos, e seu espírito de transportador, fizeram com que ele já tenha percorrido por várias vezes todo o território das Minas Gerais. Conhece praticamente todos os seus 853 municípios, desde os aqueles espetados no alto das montanhas ou estendidos pelos vales entre as alterosas; do fértil Triângulo ao ressequido Jequitinhonha.

​ 
Conheça melhor a trajetória de Clésio Andrade​​

- Clésio vice-governador do estado de Minas Gerais
- Clésio senador por Minas

​​​​​

Trajetória

  • CLÉSIO CIDADÃO
  • CLÉSIO VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
  • CLÉSIO SENADOR POR MINAS

Ações Importantes

  • Articulação na aprovação do Vale Transporte
  • Criação da NTU
  • Criação da FETRAM
  • Criação do SEST SENAT
  • ESCOLA DO TRANSPORTE
  • DESPOLUIR
  • Plano CNT de Transporte e Logística