Editor de Conteúdo

 

Senado



Fortalecimento de Minas
 
Minas  vem perdendo espaço político e institucional nos últimos anos, com redução do número de mineiros nos tribunais superiores, no Executivo, nas estatais, além de amargar grandes perdas de investimentos e empreendimentos federais. Não podemos aceitar que o Estado fique em posição secundária, incompatível com sua extensão territorial, a quarta maior, e com sua população, a segunda, entre as unidades da Federação brasileira.
 
Nossa capital, Belo Horizonte, é o núcleo da terceira região metropolitana mais populosa do país e o Estado, o segundo maior colégio eleitoral brasileiro.  Nosso PIB é superado apenas pelos de São Paulo e do Rio de Janeiro, sendo que, em arrecadação de ICMS, Minas, à frente do Rio, detém a vice-liderança nacional.
 
No entanto, o crescimento econômico do Estado tem ocorrido mais pelas exportações de commodities, como o minério de ferro e o café, sendo que a atividade minerária traz sérios prejuízos para o Estado em termos de danos ambientais, sem uma justa contrapartida para os cofres públicos de Minas.
 
Convencidos da necessidade de reverter esse descompasso, líderes do PT, PMDB, PC do B, PR, PRB, PT do B e PRTB criaram o Movimento Pró-Minas da Dilma pelo Fortalecimento de Minas no Cenário Nacional. Impulsionaram essa iniciativa desde o início de 2011, por meio de debates e contatos com o governo federal; o senador Clésio Andrade, coordenador do Pró-Minas; o presidente do Diretório Estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes; o presidente do Diretório Estadual do PMDB, deputado federal Antônio Andrade; a deputada federal Jô Moraes (PC do B), o deputado federal Miguel Corrêa (PT), secretário executivo do Pró-Minas; o deputado federal George Hilton (PRB); o presidente nacional do PT do B, Luis Tibé e o presidente estadual do PRTB, Aristides França.
 
O Pró-Minas aprovou e apresenta no hotsite um conjunto de obras, programas e ações que nortearão a atuação do movimento nos próximos anos e que, com certeza, ajudarão a valorizar e fortalecer Minas no cenário nacional.
 
Conclamamos você a apoiar esse movimento para dar a Minas o que lhe é de direito.

Senador Clésio Andrade
Coordenador do Movimento Pró-Minas

Conheça!

 
Acesse o hotsite!

Veja também

  • Fortalecimento de Minas
  • Comissões
  • Proposições
  • Pronunciamentos
  • PEC 33